Na Vila de Souselas são ícones do património edificado: a Igreja de Santiago, reconstruída em 1594 e monumento de interesse público, pela portaria n.º 584/2011; a capela do Senhor do Terreiro, datada de 1809; ou o chafariz de 1939, elemento de clara inspiração Arte Déco.
Em Botão sugere-se a visita ao largo principal, do qual se acede à antiquíssima igreja dedicada a S. Mateus, ao chafariz datado de 1930, de tipologia semelhante ao de Souselas, bem como às antigas ruínas do paço manuelino.
Em Larçã assinale-se a Fonte do Cruzeiro, datada de 1955, encimada com cruzeiro comemorativo do duplo centenário da Independência de Portugal (1140) e da Restauração (1640), assinalados em 1940. Nesta parte da freguesia, abundante de água, edificou-se, também, a fonte centenária de Paço, em 1914, espaço emblemático da sociabilidade.
No vasto património imaterial constituem tradições sazonais de forte impacto na comunidade e região: o ciclo dos 12 dias – do Natal até aos Reis, marcado por antigos cantares religiosos; na sexta-feira Santa, a recriação da sopa dos feijões, na Casa da Família Nazareth; e a Relíquia, na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Paço, na sexta-feira anterior à festividade.