Bem-vindo a Santa Clara e Castelo Viegas!

Um território marcado por duas áreas distintas: Santa Clara, urbana e de singular monumentalidade; e Castelo Viegas, com traços acentuados de ruralidade e de maior valor natural, observável na diversidade de fauna e flora da Mata da Quinta de S. Jorge, ou nos terrenos marginais aos rios Mondego e Ceira.

No antigo rossio, a leitura do Mosteiro de Santa Clara a Velha, datado do séc. XIV, de traça gótica, deve ser compaginada com a edificação em 1677, no Monte da Esperança do novo convento, em estilo maneirista e decoração barroca. Desta época é, também, o Convento de S. Francisco, com a sua bela igreja e amplo claustro.

A Santa Clara, ligam-se figuras da primeira dinastia, incontornáveis na história da cidade: D. Dinis e Isabel de Aragão, padroeira de Coimbra, ou D. Pedro e Inês de Castro, cuja história de amor, de fim trágico, teve como cenário a Quinta das Lágrimas. Entre as casas senhoriais destacamos, também, a Quinta das Canas com a Lapa dos Esteios, de fino ambiente romântico. Não deixe também, de visitar o aqueduto, imóvel de interesse público, ou o Portugal dos Pequenitos, parque pedagógico e lúdico-temático da iniciativa do médico Bissaya-Barreto.

Em Castelo Viegas o Convento de S. Jorge de Milreus é marco incontornável não só no território, mas também na região. Erguido em plena época medieval, nos sécs. XII-XIII, foi um importante senhorio eclesiástico, decisivo na fixação e desenvolvimento de diversas comunidades. A Igreja de Santo Estêvão possui relevante interesse patrimonial, datando do séc. XVI, com pormenores ao estilo popular renascentista. Da centúria seguinte, o cruzeiro de Santo Cristo atesta a relevância social e administrativa da comunidade.

Descubra a encosta que se eleva da planície drenada pelos rios, anfiteatro natural no qual se dispuseram ao longo de sinuosos caminhos que rasgaram lagedos, importantes casas senhoriais como a Quinta de S. José, incluindo o belo chafariz, ou a Quinta da Conraria de profundo significado assistencial.

Por fim, aprecie as vistas de cortar a respiração, a partir do Miradouro do Vale do Inferno, do varandim do Mosteiro de Santa Clara a Nova ou do Alto de Santa Clara onde se edificou o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.

Descubra a ruralidade de Coimbra.